Domingo, 25 de Março de 2007

Aspectos das Termas de Vidago

Vidago - Vista geral. Postal circulado em Agosto de 1935. Edição de Germano Augusto Costa, Filhos. Impresso na Alemanha.

 

A Companhia das Águas de Vidago foi instituída em 1870, após a Câmara de Chaves ter aberto concurso para concessão de alvará de exploração das fontes descobertas em 1863 e  situadas em terrenos entretanto adquiridos pelo município. No entanto, a concessão de exploração termal apenas seria concedida em 2 de Março de 1893. Durante essas duas décadas, a fama terapêutica das águas consolidara-se e Vidago tinha-se estabelecido como estância balnear. O Grande Hotel de Vidago fora inaugurado em 1874, junto à Estrada Real, e o rei D. Luís (1838-1889) hospedar-se-ia no hotel, pela primeira vez, no ano seguinte. Em 1884 também seu pai, o velho rei-consorte D. Fernando (1819-1885), aí se hospedaria, na companhia da sua segunda esposa, Elise Hemsler (Condessa de Edla, 1836-1929).

 

Vidago Palace Hotel - Escada Nobre. Postal emitido por editor desconhecido na década de 1910.

 

Durante o final da monarquia, Vidago conheceu novo desenvolvimento e em 1908 iniciou-se a construção do Vidago Palace Hotel. Pouco depois, o médico António Teixeira de Sousa (1857-1917; presidente do conselho, 1910), que desempenhara já vários cargos como ministro desde o início do século, viria a ser nomeado primeiro-ministro. Anteriormente, Teixeira de Sousa havia sido administrador da Companhia das Águas de Vidago e director termal das Pedras Salgadas, até 1897. O edifício do hotel, cujo projecto inicial parece ter sido do arquitecto Ventura Terra (1866-1919), inaugurou-se em 1910.

 

Vidago Palce Hotel - Restaurante. Postal emitido por editor desconhecido na década de 1910.

 

Ventura Terra, um arquitecto minhoto, foi também o autor de vários edifícios de Lisboa galardoados com o Prémio Valmor (em 1902, 1906, 1909 e 1911), bem como da Maternidade Alfredo da Costa, da Sinagoga e do Teatro Politeama, em Lisboa, e da Igreja de Santa Luzia, em Viana do Castelo. No entanto, o eventual êxito do hotel ressentiu-se da mudança política e de hábitos de lazer que a instituição da República trouxe em Outubro de 1910, embora no fim dessa década as estâncias das Pedras Salgadas e Vidago voltassem a florescer, atingindo um período áureo já na década de 1930. Em 1936 inaugurou-se o green de Vidago, campo de golf que apresentava desenho do consagrado arquitecto paisagista  Philip Mackenzie Ross (1890-1974). O Palace Hotel encontra-se actualmente encerrado para remodelação, através de um conjunto de intervenções, previstas para as Pedras Salgadas e Vidago, assinadas pelo famoso arquitecto Álvaro Siza Vieira (n. 1933). Os projectos podem ser consultados por intermédio de ligações que se encontram no site oficial do hotel, http://www.vidagopalace.com/.

 

Vidago Palace Hotel - Cozinha. Postal emitido por editor desconhecido na década de 1910.

 

De acordo com o relatório Águas de Portugal em 1940, de Luiz Acciaiuoli, as termas de Vidago foram frequentadas por 1.153 aquistas nesse ano e as de Salus por 153. (As Pedras Salgadas foram frequentadas por 1.430. Chaves não dispunha de registos oficiais.) Na altura, o  corpo clínico das termas de Vidago era constituído pelo director clínico, Luiz de Morais Sarmento, pelo médico adjunto, Ismael Gambôa e pelo médico analista João de Morais Sarmento. As termas de Salus tinham como director clínico Maximino Correia.

 

Arquitecto Ventura Terra (1866-1919)

Postal com cercadura de inspiração Arte Nova, circulado para o Uruguay em Outubro de 1905.

Edição de F. A. Martins, Lisboa.

publicado por blogdaruanove às 00:38
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Pizarro Bravo a 25 de Março de 2007 às 16:30
Assim se relembra a importância da nossa região em termalismo. Aproveito a oportunidade, já que aqui se refere o director clínico, Professor Doutor Morais Sarmento, para transcrever o que sobre ele se diz no "Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses", Tomo I , p. Barroso da Fonte, 1998, pg.567: « SARMENTO, António Luís de Morais - nasceu em Paradela de Monforte, do concelho de Chaves, em 23 de Dezembro de 1885, vindo a falecer em Vidago, em 11.8.1941. Em 1907 matriculou-se na Universidade de Coimbra, concluíndo a formatura em Medicina, em 1913. Em 3 de Agosto de 1917 é nomeado profesor ordinário daquela Faculdade, mas de 1924 a 1926 sfasta-se do ensino. Em 1928 empreende uma viagem de estudo a Londres, em representação da Universidade de Coimbra. Em 1936 ocupa a cadeira de Clínica Médica. Em 1932 assume a Direcção do Sanatório de Celas. E. 8 de Junho de 1939 assume a Reitoria de Universidede de Coimbra. Maximino Correia que lhe sucedeu na Reitoria escreveu que Morais Sarmento foi um dos servidores da Universidade de Coimbra, quer como reitor, quer como docente, pelo que com a sua morte perdeu a Nação um dos elementos de maior relevo do escol moral, social e científico. Foi condecorado com a Grã - Cruz da Ordem da Instrução Pública. Deixou escrito que desejava ser sepultado em Faiões, onde, em vida, promoveu diversos melhoramentos públicos, nomeadamente a escola e a Cantina Escolar. Foi autor de várias obras de carácter científico na área da medicina. A Câmara de Chaves consagrou o seu nome numa rua urbana».
Um grane Flaviense, digo eu.


De manuel bandeirinha a 26 de Março de 2007 às 00:53
Tive o prazer de trabalhar com o Dr. João Moraes Sarmento (uma das pessoas mais prestigiadas do golfe português, mas que as autoridades(???) locais desconhecem) no Clube de Golfe de Vidago. Afinal, já vem de longe a dedicação desta família a Vidago. O Dr. João M.Sarmento é presidente do Clube há muitos anos (de há uns anos para cá também é presidente da Associação de Golfe do Norte). Mas como esta terra está prenhe de pessoas importantes (o que é preciso é saber tomar café no Sport), nunca vi o mínimo de interesse em aproveitar os conhecimentos e influência duma pessoa que muito mais poderia fazer, caso "eles soubessem". Acontece que a falta de jeito está na proporção directa do interesse pela conquista fácil de votos, o que não condiz, de forma nenhuma, com os interesses da terra. Em relação a isto, fico-me por aqui...
Agora quanto à "SEMANA DA ÁGUA", senhor capitão, uma ideia que não deveria oferecer contestação, mas, outrossim, imediatamente aproveitada, sabe que eles vão ficar invejosos, não é? Sem mais delongas, vamos ver do que são capazes e até onde chega a sua (deles) imaginação.
Ao Humberto digo que, hoje mesmo, trouxe fotos absolutamente deliciosas do Vidago Antigo e que, um dia destes, lhe farei chegar. É que os vidaguenses também são e se consideram flavienses.


De Pizarro Bravo a 26 de Março de 2007 às 08:56
O Dr. Morais Sarmento que refere, presidente do Clube de Golf de Vidago é filho do Dr. João Guilherme Vasconcelos Morais Sarmento ,referido como analista nas águas de Vidago. Também ele foi praticante daquele desporto, em Vidago, durante muitos anos. Infelizmente já não está entre nós e era conhecido e respeitado pelas suas qualidades de Homem e de médico. Foi ele que iniciou o serviço de radiologia em Chaves que teve continuidade no seu filho mais velho, o Dr. João Guilherme Braga de Morais Sarmento. Cumprimentos.


De Bernardino Guimarães a 20 de Fevereiro de 2008 às 17:03
Tenho tentado reuinir informação acerca da Vida e Obra do Arquitecto Miguel Ventura Terra e, dessa forma, cheguei a este blog onde se afirma que Ventura Terra seria o autor do projecto de arquitectura do Vidago Palace Hotel. Contudo algumas fontes familiares de Ventura Terra dizem que esse facto(autoria) não estaria confirmado.
Será que dispõe de informação mais aprofundada que permita estabelecer, com menos dúvida , qual foi, de facto, o autor do projecto de arquitectura em apreço ?
Muito lhe agradeceria se fosse possível receber o seu comentário. O meu endereço de e-mail é o seguinte :
bernardino.machado@gmail.com

Melhores Cumprimentos
Bernardino Machado Guimaraes


De spilc a 2 de Maio de 2008 às 14:37
Resposta à dúvida do Sr. Bernardino Guimarães sobre quem foi o verdadeiro autor do projecto do Vidago Palace Hotel. O texto que se segue é uma cópia na integra do livro Àlbum das Termas - da Assírio Alvim... "O Vidago Palace Hotel teve, sucessivamente, dois projectistas. Um primeiro projecto pertenceu ao Arquitecto Miguel ventura Terra, mas o projecto construído foi de António Rodrigues da Silva Júnior , mantendo muitas semelhanças à fachada desenhada por Ventura Terra, incluída numa proposta de hotel monumental, baseada no modelo francófono que dera origem à construção de outros hotéis no centro da Europa. O hotel proposto, com capacidade para quatrocentos hóspedes, foi previsto para uma das encostas que delimitam o vale, e o acesso seria feito por teleférico (encosta atrás do Vidago Palace ). Deveria chamar-se Grande Hotel do Monte. No entanto, o orçamento era superior ao montante que a empresa estava disposta a despender e a proposta inicial foi revista e alterada. O hotel acabou por ser construído na planície do vale da Ribeira de Oura, junto à nascente descoberta em 1863, e ligado à estação de comboio por uma larga avenida. As obras começaram em Março de 1908 e terminaram em Setembro de 1910. O edifício surgiu num estilo mais depurado do que a proposta inicial, mantendo o aspecto inconfundível de grande hotel europeu, do qual sobressaí a imponência do átrio, com colunas clássicas e lances cruzados de escadaria. Apropriadamente foi-lhe dado o nome de Vidago Palace Hotel. O projecto foi na altura entregue à Empresa Construtora do Porto."


De jfalcao2000@hotmail.com a 2 de Abril de 2009 às 07:59
E, para quando, a reabertura do Grande Hotel de Vidago?? Quem me sabe dizer alguma coisa?


De spilc a 3 de Abril de 2009 às 10:54
O Grande Hotel de Vidago foi vendido pela Unicer a um particular em Novembro de 2008. Ao contrário do que tem sido dito por aí, o Parque de Vidago, onde se situa o Vidago Palace HOtel, continua e continuará a ser propriedade da Unicer.


De TINA DUQUE a 14 de Julho de 2010 às 22:22
COMO FAMILIAR AFASTADA DO MESTRE E ARQUITECTO VICENTE COSTA, PROFESSOR E ARQUITECTO NA CIDADE DE CHAVES.CASADO COM A PROFESSORA ALEXANDRINA COSTA.
GOSTAVA DE SABER MAIS SOBRE AS SUAS OBRAS. SABEMOS APENAS QUE FEZ A FAMOSA ESCADARIA DO TAMBÉM FAMOSO HOTEL PALACE VIDAGO, ARQUITECTURA DO TELHADO DA ADEGA DE FAUSTINO E UMA CENTRAL TERMOELÉCTRICA A CARVÃO EM CHAVES. NÃO TEMOS MAIS NENHUMA INFORMAÇÃO SOBE AS SUAS FEITORIAS, QUER DELE "VICENTE COSTA QUER DA SUA ESPOSA ALEXANDRINA COSTA", RESTA-NOS UMA FOTO MUITO ANTIGA CEDIDA POR FAMILIARES, ENTRETANTO JÁ TODOS FALECIDOS. NÃO NOS RESTA MAIS NENHUMA INFORMAÇÃO.
ERA COM GRANDE ALEGRIA QUE ALGUÉM NOS PUDESSE FORNECER ALGUMA INFORMAÇÃO...

SEM OUTRO ASSUNTO SUBSCREVO-ME ATENCIOSAMENTE E OBRIGADA.
CLEMENTINA DUQUE, ESPOSA DO NETO DE VICENTE COSTA E ALEXANDRINA COSTA.


Comentar post

.Abril 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29
30


.Lumbudus

blog-logo

.posts recentes

. O Almanaque de “O Comérci...

. O Almanaque de Chaves, de...

. Tratado de Limites de Lis...

. Tratado de Limites de Lis...

. Pelos 125 anos da Associa...

. Pelos 125 anos da Associa...

. Pelos 125 anos da Associa...

. Alberto Alves

. O livro “Azulejos da Egre...

. A Feira dos Santos

.arquivos

. Abril 2016

. Janeiro 2016

. Abril 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Outubro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Setembro 2012

. Maio 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

.tags

. todas as tags

.Links

.Crative Commons

Creative Commons License
Este Blogue e o seu conteúdo estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.

.olhares desde 29-01-07

.Olhares on-line

online

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds