Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

O Almanaque de Chaves, de 1949

05.01.16 | António Alves Chaves

Corria o ano de 1948, quando um grupo de flavienses decidiu unir esforços e elaborar uma publicação que elevasse o nome de Chaves, impondo-a como um dos polos de desenvolvimento do interior trasmontano. Outras das aspirações dos editores seria “defender as aspirações dos naturais de Chaves”, criar um repositório completo do folclore da região e ser uma “homenagem justa a todas as actividades flavienses”.

0001

Este grupo constituiu-se como “Comissão Organizadora”, coordenada por Henrique António Pereira, acumulando a “Direcção Literária”, com o apoio de Carlos Palmeira.

A ideia de publicar um anuário/almanaque já não era inédita por terras flavienses. Em 1937 havia sido publicado um “Almanaque de «O Comércio de Chaves»”, edição de um jornal regional flaviense, cujo diretor era Júlio Xavier Júnior. Numa futura publicação do Chaves Antiga, partilharemos essa publicação com os nossos leitores.

01

No Almanaque de Chaves cabia todo o tipo de informação útil ao flaviense seu leitor: calendário; mensário (com dicas para os agricultores, fases da lua, feiras e mercados, etc); Indicações úteis e variadas (horários e tarifas dos transportes, impostos, assuntos militares, …); Lista telefónica (como curiosidade, os números de telefone começavam no 1 e iam até ao 178); Anedotas; Mapa do concelho e diversos artigos sobre história flaviense, monumentos, figuras ilustres, poesia.

Nas suas páginas, constavam ainda uma listagem muito completa de serviços públicos e atividades comerciais e industriais existentes no concelho de Chaves, nomeando as pessoas responsáveis por cada instituição.

0004 (01)

 

Os custos de produção deste almanaque eram suportados pela inserção de publicidade de várias casas comerciais e industriais da região. É um bom exercício tentar descobrir quais delas ainda se encontram em atividade nos nossos dias.

O almanaque acabou de se imprimir em 25 de outubro de 1948, na Nova Tipografia, em Chaves, com tiragem de 1.000 exemplares, como se pode ler numa das suas páginas.

 0096 (53)

O “Almanaque de Chaves” passou a denominar-se “Anuário de Chaves” no ano de 1950, tendo sido publicado até 1955.

Dessas publicações, faremos eco em próximas publicações do blog Chaves Antiga.

 

Hoje, aqui fica o primeiro número do Almanaque de Chaves, de 1949...

 

 

 

 

O nosso agradecimento ao Simões Reis por disponibilizar e partilhar as digitalizações dos Almanaques de Chaves.

5 comentários

Comentar post