Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

LOMBUDO

21.05.07 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Não tenho dados precisos em relação à data desta foto, mas suponho que deve rondar o ano de 1970 e digo isto, porque no meu arquivo pessoal e familiar existe uma foto em que o personagem de joelhos em frente ao bispo sou eu, o bispo é o mesmo e até o a fotografia é tomada da mesma posição. Quem sabe se eu não estava nesta fila. Mas isso agora pouco importa…
 
Sempre fui amante de fotografia e quem me conhece sabe que tenho sempre por perto a máquina fotográfica e raro é o dia em que não me dizem: Já vais ó “Lombudo”!
 
Se não tivesse conhecido o “Lombudo” poderia tomar a “boca” como ofensa, mas como tive a honra de o conhecer nos seus melhores dias, a “boca” até é encaixada com algum orgulho, pois o “Lombudo” foi o fotógrafo oficial de rua durante algumas décadas em Chaves.
 
Pois o senhor que está nesta foto, o único a olhar directamente para a objectiva do fotógrafo (sinal de quem conhece a arte) é precisamente o “Lombudo” na comunhão solene do seu neto, o José Lopes, que em Chaves ainda é tratado também e carinhosamente por Zé “Lombudo”.
 
Como sempre o fotógrafo vai passando a sua vida por detrás da objectiva e raramente aparece à frente dela. Este é um dos poucos momentos, o primeiro que eu conheço, em que o “Lombudo” em vez de fotografar é fotografado e deixo aqui hoje a sua foto (e do neto, claro) em jeito de homenagem ao “Lombudo”, que pela certa não haverá flaviense da geração de 50, 60 e 70 que não se lembre dele, ou pelo menos do nome.
 
Já agora um pouco do seu curriculum vitae: nasceu em Mirandela, no dia 03 de Março de 1914 e faleceu em Chaves no dia 18 de Abril de 1994. Veio para Chaves em 1940 para trabalhar como padeiro para a família Gaio, que tinha a padaria junto à ponte romana. Como era uma pessoa dos 7 ofícios, tinha uma oficina de venda e arranjo de bicicletas e mais tarde de aluguer também de bicicletas e barcos, tudo no e junto ao rio Tâmega. A partir dos anos 60 deu início à sua última profissão, a de fotógrafo, sem qualquer conhecimento da arte, mas como um bom autodidacta, depressa aprendeu a arte e não havia militar que passasse por Chaves que não levasse uma fotografia tirada pelo “Lombudo” ou quem junto ao Rio não levasse uma foto de sua autoria para sempre recordar.
 
Obrigado ao José Lopes (o Zé Lombudo) por nos ceder a foto para publicação e por nos dar a conhecer mais um pouco do seu avô.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.