Terça-feira, 24 de Outubro de 2006

Por vezes os comentários aqui deixados nos blogs, lembram-nos de fotos arquivadas que pensamos que até nem são importantes, isto a propósito de um comentário que o Manuel Bandeirinha deixou no "Chaves I" acerca dos locais paradisíacos que o Tâmega nos oferecia. Tambem aprendi a nadar no Tâmega, porque piscinas em Chaves, era coisa que não existia, a mais próxima era em Vidago, e lá para os finais de 60's é que apareceu a do Aero Clube, mas só para os sócios, por isso, locais como a Galinheira, Charlot, e outros que agora "na me vêm à lembradura" eram as nossas piscinas, e já gozas!! Penso esta foto é da Azenha do Agapito, mas não tenho a certeza, se eu estiver enganado, agradeço que me corrijam.
Queria dizer "uma hora"
Lembro-me perfeitamente da prancha em frente ao parque de campismo e das pranchas do açude (1 amieiro e da própria estrada) saltei muita vez. Alugávamos uma bicicletas no Delfim por uma e direitinhos ao açude. Quando passava do tempo era uma chatice e lá tinhamos que inventar uns furos para desculpa. Era a vida!...
De humberto serra a 8 de Novembro de 2006 às 08:38
Por falar em pranchas, havia uma, flutuante, mesmo em frente ao antigo Parque de Campismo, alguem se lembra dela?
De Carlos P. Santos a 7 de Novembro de 2006 às 23:00
No Açude as pranchas eram os freixos e os ameeiros ai existentes, alguns garotos lançavam-se de lá do alto que até as velhas diziam eles algum dia matam-se!!!
De Antnio Pinto a 25 de Outubro de 2006 às 12:21
Por falar no Açude... Sabem que aparece em alguns roteiros turísticos? Estou a imaginar a cara dos turistas quando o visitam. Que vergonha. E como seria fácil fazer ali um belo espaço.
De humberto serra a 25 de Outubro de 2006 às 10:05
Convem não esquecer o Açude, um belo local, que os flavienses(residentes) actualmente não lhe ligam nenhuma.
De Manuel Bandeirinha a 24 de Outubro de 2006 às 23:15
Esta é, de facto, a Azenha do Agapito. Era tal o meu fascínio por este lugar que mandei fazer um quadro com uma reprodução igual a esta. Embora a foto seja anterior ao tempo em que frequentei a Azenha, nos anos sessenta, percebe-se bem a "presa", à direita, e só é pena não ser a cores, porque ali dominava o verde, mais para a esquerda. Também tínhamos a nossa prancha de saltos, que era a famosa "argola". Não há "resort", dos que se fazem agora, que se possa comparar à Azenha. Obrigado ao Humberto, por esta e por todas as fotos que tem publicado.
Surpreendido e maravilhado com esta fotografia.
Confesso que nunca tive conhecimento que na zona de Chaves houvesse azenhas com rodas verticais, pois as que conheci, tanto no rio como nos ribeiros onde conheci algumas azenhas, Ribelas(2), Salgeiro (2), todas em ruínas e nenhuma era de roda vertical por isso fquei maravilhado.
Comentar post