Segunda-feira, 29 de Maio de 2006

Estes garotos que se vê aqui nesta fotografia já devem hoje andar todos na casa dos 40 e poucos, porque esta imagem será do ano de 1968 ou 69, eu pessoalmente não consigo identificar ninguem, é daquelas coisas que reservo aos flavienses residentes, e não só.
Penso que quando o Dinis Ponteira tirou esta foto, foi por altura do alargamento deste espaço que tirando o tal senão já aqui falado (remoção da Pérgola e do Obelisco), até acho está melhor do o que estava (maior). Aqui nesta imagem há um pormenor curioso, à direita do muro amarelo existia um barbeiro, acho que o seu nome era Garcia(?).

Deste local que oficialmente se chama Terreiro de Cavalaria mas que popularmente sempre foi o "Jardim do Bacalhau", fotos tambem é coisa que não falta, das mais variadíssimas épocas dos seus 70/80 de vida, esta por exemplo, tirada em 1981, penso que foi pouco antes da sua ampliação (com a demolição do edifício militar), sendo tambem visíveis a Pérgola e Obelisco. Foto gentilmente cedida por Carlos Alves.

Há já algum tempo que aqui no "ChavesAntiga" não se falava no falecido Jardim das Freiras, e como felizmente belas e muitas fotos deste local é coisa que não falta, como esta que o Dinis Ponteira tirou em 1981. Outra curiosidade nesta fotografia é o quiosque que se vê à esquerda, penso que foi o segundo a existir em Chaves, se não estou enganado.
Sábado, 27 de Maio de 2006

Estávamos no anos de 1975 e como cada instituição que se preze, veste fato de gala e tira fotografia nas escadinhas da Igreja da Misericórdia. É o que esta foto retrata com a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública Os Bombeiros de Cima.
Muita gente conhecida nesta foto, entre os quais o Quim Barrigas, que gentilmente cedeu esta foto para publicação e amigo deste e de outros blogs de Chaves e um bombeiro que eu pessoalmente destaco e que o tenho como referência dos Bombeiros de Cima o Jacques 3 dedos (como ele próprio se intitula).
Sexta-feira, 26 de Maio de 2006

O bichinho dos carros sempre mexeu com os flavienses e, de forma legal ou clandestina ainda mexe. Agora imaginem os putos de hoje o que era fazer perícia e velocidade com as máquinas hoje reproduzidas na foto. Era adrenalina total, ainda para mais num tempo em que o principal meio de transporte da cidade era a pé, de bicicleta ou de motorizada, que esta coisa dos carros e da velocidade, não estava ao alcance de qualquer bolsa.
Domingo, 21 de Maio de 2006

Embora as diferenças com a actualidade não sejam profundas, já há muita coisa diferente, senão vejamos: nesta altura, via-se do Arrabalde o Forte de S. Francisco, agora vê-se... betão, a Estalagem Santiago já não existe, está a ser transformada em apartamentos para habitação (segundo me disseram flavienses residentes), a Praça de Táxis tinha sido deslocada mais para baixo, enfim... já lá vão 25 anos. Foto de Dinis Ponteira.
Sábado, 20 de Maio de 2006

Esta imagem já tem cerca de 1/4 de século, já são bem notórias as diferenças, em especial ao centro e à esquerda da foto, quando o Dinis Ponteira tirou esta fotografia, já estavamos muito próximos do tal "boom" urbanístico, no "Blog do Beto" será publicada quase em simultâneo uma foto muito semelhante a esta, tirada agora em Abril de 2006, como devem calcular, desfrutar desta panoramica só é possível, subindo ao Castelo.

Estes rapazes nos dias de hoje, já devem estar bem "entradotes" na idade, e alem disso, segundo o e-mail que acompava esta foto, dizia que a data era 27 de Junho de 1948, faltavam onze (11) para eu nascer, por isso não posso ajudar, reserva-se isso para os flavienses mais velhos. Foto gentilmente cedida por Rui Leonardo.
Sexta-feira, 19 de Maio de 2006

Já lá vão quase 43 anos , mas recordo-me desta festa de Natal, com a particularidade de o Presépio ser feito com crianças, se não me falha a minha boa memória quem está a fazer de Maria é a Madalena Setas, o que faz de José é o Toni Lopes. Agora vamos a certezas, as três (3) senhoras que se vêm à direita, eram as educadoras (Regina, Augusta e Mª Alice) e um dos miudos vestido de pastor é o Álvaro Vilhena, do lado esquerdo aquelas duas (2) senhoras eram as auxiliares, uma delas (esq.) o seu nome era Lucília. O "ChavesAntiga" agradece ao José Firmino (filho) e em particular à sua mãe (Regina) a cedência desta foto.

Ora cá está um daqueles grupos aos quais costumo chamar de tudo bons rapazes. Ao que parece festejava-se no reservado do Café Geraldes e a noite estava animada. Pelas expressões já se cantava o fado. Pela certa uma boa festa à maneira flaviense, daquelas que terminam sempre na fonte das digestões difíceis das Caldas.
Como não sou do tempo destes rapazes, apenas consigo reconhecer dois O Lila Geraldes e o Caldinhas (este último, infelizmente, faleceu há poucos meses). Talvez quem nos visita se reveja na foto ou nos ajude a reconhecer os restantes rapazes.
Resta agradecer ao José Caldas a disponibilização da foto para publicação.
Domingo, 14 de Maio de 2006

Esta foto já tinha sido publicada há cerca de um ano no "Blog do Beto", ainda não existia o "ChavesAntiga", agora é que está no devido lugar. Vi algumas vezes jogar esta equipa, mas não me recordo do seu empenho em pormenor, quanto aos craques, vou apresentá-los, em cima esq/drt: Ant. Serra(g.r.), Toni Madureira, Neves, Dias, Pimentel, Artur, Ramiro e Ireneu(g.r.), em baixo esq/drt: Mário, José António, Dino Areias, Chambila , Rua, Betinho e Minhoto.

Esta imagem já tem 25 anos, já nada existe do lado esquerdo da foto, em cima, aquela casa entre os B.V.S.P. e o "Carlton", lamentavelmente está abandonada e degradada, a "Creche" está de granito à vista, e o pavimento alcatroado, num 1/4 de século já muita coisa se alterou. Mais uma foto de Dinis Ponteira.
Sábado, 13 de Maio de 2006

Ainda hoje à tarde (Sábado) passava junto à discoteca Triunfo e decorria lá uma prova de perícia. Aliás provas que se têm vindo a repetir todos os Sábados à tarde.
Pois nem a propósito, o António Pinto enviou-nos meia dúzia de fotografias de uma prova de perícia dos anos 67 ou 68, que a ver pelas imagens decorreram em frente à então Escola Industrial e Comercial de Chaves, actual Escola Secundária Dr. Júlio Martins.
Pois aqui fica a imagem de António Pinto (pai) a tripular o seu bólide, o nº 9 daquela prova de perícia, um Volvo 444.
Agradecemos a António Pinto (filho) o envio das fotografias, que oportunamente por aqui passarão.
Hoje ficamos então com o piloto António Pinto e o seu Volvo 444, lá para os anos 1967 ou 68.
Sexta-feira, 12 de Maio de 2006

Desde já um obrigado ao José Caldas pela cedência da foto para publicação.
Pois então ficamos com a foto da equipa Sumol do Torneio dos Bombeiros de Cima. Quanto ao ano da foto, não estarei muito enganado se apontar os finais dos anos 60.
Quanto aos rapazes, hoje homens a rondar os 50 anos temos:
Da Esquerda para a direita: - Óscar Lopes; Neves; José Manuel Alves (Chambila); José
Caldas; Jorge Jesus; Eduardo Figueira(Petit); Anselmo Pimentel(Garrano) e Manuel
Teixeira (Treinador, Director).