Quinta-feira, 29 de Junho de 2006

Quando se construiu o Cemitério (em 1891), e quando foi tirada esta foto, este local era ermo, ainda nem sequer tería a companhia do "Texas" nas suas traseiras, dado que o comboio só chegou a Chaves em 1921, nos dias de hoje este sítio está bem dentro do perímetro urbano uma vez que a cidade estendeu-se bastante para este lado.

Uma foto quase centenária (97 anos), para os observadores menos atentos fica aqui uma dica, à esquerda da imagem vêm-se as traseiras da Capela da Lapa, e aquelas casa à direita eram as tais "coladas" ao Forte de S. Francisco. Como se pode ver na imagem, foram umas comemorações com pompa e circunstância, e o caso não era para menos, dado que foi um dos acontecimentos mais marcantes da História de Chaves.
Segunda-feira, 26 de Junho de 2006

Mais um belo postal da colecção em sépia. Não sei se já aqui chegou o betão, espero bem que não, e não sei se nos dias de hoje será possível tirar uma fotografia igual ou semelhante a esta, é uma zona da cidade que mal conheço, penso que será próximo ou pouco antes do antigo Matadouro.

António Granjo (ao centro na foto), embora talvez a maioria dos flavienses( em especial os mais novos) o conheçam apenas de nome, foi um dos mais ilustres filho da terra, desde jovem, nos tempos de estudante de Direito em Coimbra que se dedicou à política, ao que se consta era de ideias progressistas, lógico que a Implantação da República em 5 de Outubro de 1910 não lhe passou ao lado, enverdando pela carreira política que só não foi mais longa porque foi assassinado na chamada "Noite Sangrenta" de 19 de Outubro de 1921. As restantes pessoas que estão na imagem eram membros do Governo por ele presidido.
Quarta-feira, 21 de Junho de 2006

Já há algum tempo que não se publicava uma foto antiga da Ponte Romana, como felizmente os primitivos fotógrafos flavienses deixaram-nos bastantes imagens, aqui está mais uma e do tal lado menos apetecível para as câmaras. Há pormenor digno de realce, ainda não tinham feito as obras de terraplanagem e o seu consequente muro que hoje ladeia o rio, obras essas realizadas em 1936.

Uma imagem já com 1/4 de século, as diferenças são pouco significativas, o que é normal nos centros históricos das cidades, aos dois (2) edifícios que se vêm à direita foi-lhes alterada a cor após obras de restauro a que foram sujeitos, aquele reclame da "Sacor" tambem foi removido há já muitos anos, aliás, essa marca penso que já não existe ou tem outro nome. Foto de Dinis Ponteira.
Domingo, 18 de Junho de 2006

Finalistas do Liceu mais os respectivos professores posam para posteridade, penso que foi tirada naquele jardim que nesta altura existia no Largo do Anjo, quanto à identificação de alguem, é tarefa um pouco difícil, uma vez que estes então jovens serão hoje octagenários, ou quase.
Sábado, 17 de Junho de 2006

Como eu nasci em 1959, a minha idade não me permite lembrar-me desta equipa, ou seja, não cheguei a ver jogar nenhum destes craques, mas consigo reconhecer três (3) deles em cima Lino, Gualter e Bandeira, os quais conheci pessoalmente mas já reformados para o futebol, por isso, para se identificar mais alguem precisas-se da ajuda dos visitantes mais velhos.

Já aqui foi publicada uma foto desta mesma avenida mas de outro ângulo, com a objectiva virada para os BVSP, esta é virada para Sto Amaro.Quase todo o casarío que se vê na imagem do lado direito foi demolido, para dar lugar a prédios que em meu entender são muito altos em relação a largura da rua, mas já está, e não há nada a fazer porque o mais importante aqui é mostrar como isto era até há duas decadas atrás. Mais uma foto de Dinis Ponteira.
Quinta-feira, 15 de Junho de 2006

Juntamente com o Pavão , penso que tambem foi levado pelo António Feliciano para F.C. Porto ainda com idade de juvenil(?) chegando mesmo a internacional junior ainda ao serviço do FCP, em 1967-68 é emprestado ao Sp. Braga onde permanece mais duas (2) épocas, na época de 1970-71 regressa ao Desportivo de Chaves para fazer parte de uma boa equipa para "atacar" a subida à II Divisão, onde entre outros, figuravam Branco, Melo, Malano, Pinho, Lisboa, Amândio, Serginho.... O treinador era um senhor chamado Frederico Passos.

Uma bela e rara fotografia dos anos 60, neste edifício que aqui vemos foram as primitivas instalações do "Costa" que já há muitos anos se instalou na rua do Tabolado, e mais encostado às "Monteiras" era o estabelecimento do sr. Almir, que mais tarde transferiu as suas instalações para rua 1º de Dezembro. Este prédio antigo, penso que foi demolido em meados dos anos 70, e encontrava-se muito degradado já há algumas décadas.
Quarta-feira, 7 de Junho de 2006

Embora basicamente este local esteja na mesma, há vários pequenos pormenores que chamam à atenção, o Quiosque das Freiras, e a Casa Maximino, popular comerciante flaviense que já deve ter falecido há já muitos anos, com a particularidade desta casa comercial desenvolver várias actividades, dos presuntos ao cambio, um dos seus netos, era meu amigo de infância, o Tozé Vilanova, tambem já falecido. E ainda lá ao fundo é visível o antigo edifício militar no Jardim do Bacalhau, demolido há cerca de 25 anos. Mais uma foto da autoria de Dinis Ponteira.

No seguimento de um artigo publicado no Blog "Chaves I", aqui temos uma foto antiga do interior da Igreja Matriz, a tal moda do estuque que eu penso ser século XIX, quanto à data desta fotografia, não há qualquer dado que possa ajudar, mas supostamente terá várias décadas, o que se sabe é que este visual assim se manteve até aos anos 60.
Segunda-feira, 5 de Junho de 2006

Já que estamos numa conjuntura de bombeiros, aqui está uma foto dos BVF, nesta altura apenas existia esta corporação, e assim foi até 1946, a data desta foto será da segunda década do século XX, quanto à possível identificação de algum destes soldados da paz, penso que é uma tarefa bastante árdua (não impossível), uma vez que esta imagem tem quase um século.
Domingo, 4 de Junho de 2006

Desde muito novo que mostrou ser um grande talento, não escapando ao olhar atento de António Feliciano que nesta altura treinava o Desportivo, levando-o para o F.C. Porto com idade ainda de junior, isto por volta da época de 1963-64, pegando logo de estaca na equipa sénior, e valendo-lhe algumas chamadas à Selecção A, isto numa altura em que a hegemonia pertencia ao Benfica e Sporting, tinha que ser mesmo craque. Dia 16 de Dezembro de 1973, Estádio das Antas, Porto- V. Setubal, minuto 13, jornada 13, Pavão tomba no relvado, tinha 26 anos, nasceu em Chaves em 1947.