Tombo Iconográfico e Genealógico
Todos nós estamos habituados à frequência com que os registos heráldicos e genealógicos nos recordam a suposta grandeza e vetustez das famílias fidalgas e constantemente nos remetem para o prestígio conotativamente partilhado e derivado da epopeia camoniana – "As armas e os barões assinalados..."
Mas a verdade é que o próprio Luís Vaz de Camões tinha origens menos ilustres do que muitos daqueles que se revêem no prestígio da sua épica e terá sido inclusivé, de acordo com os estudos do falecido brigadeiro (major-general) Calvão Borges, originário de uma família que viveu em Nantes, Chaves.
Não será talvez desprovido de certo sentido recordar e registar, assim, nomes e imagens de pessoas cujas vidas e histórias terão passado à margem da grande História e mesmo da história regional flaviense.
Compartilhamos por isso, hoje, a imagem e o nome de uma pessoa cuja memória foi recuperada de um velho álbum fotográfico. Nada mais sabemos sobre ela do que aquilo que consta da inscrição manuscrita no verso da fotografia: Candida Teixeira da Costa Gomes, / Rezidente em Couto de Ervededo / Tras os Montes Chaves / Portugal / 22/10/920.
Registem-se ainda os dados relativos à casa fotográfica que processou esta imagem, conforme se podem observar no cartão – E. Fernandes, R. de Sto. António, 55, Chaves. Como muitas pessoas deduzirão, trata-se da casa fotográfica que antecedeu a actual Foto Riviera.