Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

Ponte Romana há 100 anos!

01.08.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

 

Uma leitura breve da foto dá para saber que tem entre 98 e 128 anos. Era então, em Chaves,  o único meio de passagem para a outra margem e assim continuou a ser até aos anos 50, em que a Ponte Nova foi construída, precisamente para aliviar o trânsito da cidade e da Ponte Romana (anos 50 em que na cidade haveria umas poucas centenas de carros).

 

Nos anos 90, uma nova ponte sobre o Tâmega foi construída (a Ponte de S.Roque) de novo com a intenção de retirar o trânsito da velha Ponte Romana, mas tal não foi conseguido.

 

Ano de 2008, a Ponte Romana entra em obras de beneficiação e alteração de pavimento. Mais uma vez com a intenção de lhe retirar o trânsito automóvel. As obras estão praticamente concluídas, ainda está fechada ao trânsito por esse motivo, mas a discussão está no ar, e a ponte que deveria servir para unir populações, está a dividi-la, pelo menos em opinião.

 

Vamos aguardar para saber se o ano de 2008 vai ficar registado na história da Ponte Romana como o ano em que definitivamente passou a ter uso exclusivamente pedonal.

2 comentários

Comentar post