Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

Rancho de Redondelo

16.08.08 | blogdaruanove

 

Fotografia com a legenda manuscrita "Rancho de Redondelo" e o carimbo da Foto-Alves, no verso. Década de 1950.

 

Com a instituição do Secretariado da Propaganda Nacional em 1933 (SPN; a partir de 1944, Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo, SNI), o Estado Novo passou a desenvolver a denominada "Política do Espírito", preconizada pelo seu director, o jornalista e escritor António Ferro (1895-1956).

 

Tendo, numa primeira fase, promovido os Modernistas e o cinema português,  entre outras prioridades estabelecidas por Ferro, o SPN passou posteriormente a promover o conceito das Pousadas no início dos anos 40 (de que a Pousada do Marão é um dos primeiros exemplos) e o aclamado grupo de bailado Verde Gaio.

 

Durante a década de 1950 passou a promover-se consistentemente o folclore, as danças e cantares e os ranchos folclóricos, cuja propaganda e divulgação chegou a efectuar-se também através da colecção de postais ilustrados dos CTT "Conheça as suas Danças".

 

De efémera duração, o Rancho de Redondelo terá sido certamente o resultado desta política do SNI e do papel das Casas do Povo na aplicação da política do Estado Novo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.