Quinta-feira, 27 de Julho de 2006

Este "mui sui generis" chafariz tambem já "secou", foi construido ainda na década de 80 do século XIX, e numa época em que água canalizada era coisa que não existia (pelo menos a nível doméstico), estas pequenas infra-estruturas eram de extrema importância, com a "vulgarização" do saneamento básico foram entrando em declineo, mas não significa que sejam dotados ao abandono como é caso deste e de outros que há pela cidade, mas infelizmente tambem não é um fenómeno apenas de Chaves.
De Bravo a 27 de Julho de 2006 às 20:56
Bom apontamento e actual. Digo actual porque o último n.º da revista Aquae Flaviae, o n.º 34, que agora está em distribuição, tem na capa este velho chafariz e é dedicada postumamente à obra do Dr António de Almeida Montalvão que viveu muitos anos na casa que se vê pintada de amarelo. Há um chafariz ,deste género,em Abrantes aproveitado como fonte ornamental e com motivos regionais. Se cá se pensasse na preservação do património julgo que se poderia tirar partido deste objecto, agora inútil, com um pequeno custo e dar um pouco de vida ao largo da Madalena que tão mal parece com o estado actual.
Comentar post