Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

Postais da Década de 1980

08.11.09 | blogdaruanove

 

Parque infantil das Termas, construído na década de 1980 e entretanto demolido. Bilhete postal editado pela Casa Flôr [sic] do Tâmega, de António Alves, Chaves.

 

Este parque é um paradigma da implementação dos conceitos Pós-Modernistas em Chaves, movimento que na região teve como intérpretes principais os arquitectos Egas Vieira (n. 1962), Graça Dias (n. 1953) e Júlio Grilo (n. 1953). Tal como este último arquitecto evocou os arcos da Ponte Romana e um dos seus padrões no edifício que ainda hoje se encontra a jusante do monumento, também o núcleo central deste parque efectuava uma desconstrução dos arcos da ponte para a construção do espaço lúdico.

 

Chaves, aliás, não apresenta qualquer conjunto arquitectónico suficientemente importante e homogéneo em outro estilo que não seja o Pós-Modernismo. Com as excepções pontuais, como é óbvio, das obras de Nadir Afonso (n. 1920) e da futura sede da Fundação Nadir Afonso, da autoria de Siza Vieira (n. 1933), se algum dia se fizer um roteiro arquitectónico urbano, verificar-se-á que as obras destes três arquitectos, desenvolvidas ao longo dos últimos trinta anos, terão sido aquelas que contribuíram para colocar a cidade nos registos da arquitectura portuguesa.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.