Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

CHAVES ANTIGA

chaves.antiga@sapo.pt

A 2.ª publicação do “Almanaque de Chaves”

22.05.17 | António Alves Chaves

Dando continuidade à obra iniciada no ano anterior, Henrique António Pereira abalança-se à publicação do segundo número do Almanaque de Chaves, satisfeito com a recetividade e êxito da anterior publicação, realizada em 1948.

00_Capa.jpg

 

À equipa original, constituída por Henrique António Pereira, na Coordenação e Carlos da Costa Palmeira, na Direção Literária, soma-se a contribuição de António Manuel Pereira, na direção técnica.

01.jpg

 

A linha editorial e a estrutura da obra mantêm-se idênticos, seguindo o figurino da publicação anterior.


Neste número, realce para um artigo de fundo intitulado “Miniaturas monográficas do concelho de Chaves”, coassinado por João da Ribeira, na parte histórica, e Henrique António Pereira, nos restantes elementos compilados. Neste artigo, é realizada uma resenha histórica de várias localidades do concelho de Chaves, começando por Água Frias e terminando em Póvoa de Agrações. Também são coligidas diversas informações úteis sobre essas localidades.

24 a5.jpg

 

Este Almanaque foi dado à estampa no dia 15 de outubro de 1949, a tempo de ser posto à venda durante a realização da Feira dos Santos, festa maior do concelho de Chaves.

Foram impressos 600 exemplares em papel comum e 25 em papel couché.

113.jpg

 

Mais uma vez agradecemos a colaboração dos nossos prestimosos amigos, Fernando Cantista Pizarro Bravo, proprietário do exemplar ora disponibilizado e Simões Reis, responsável pela sua digitalização.

O Almanaque de Chaves 1950 está disponível para visualização na seguinte ligação:

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.